anecoicas no ar: RADIOFONIAS – Rádio UDESC-Florianópolis

O Programa de Extensão RADIOFONIAS é realizado desde 2015 no Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, sendo proposto pelos professores do CEART/UDESC: Daiane Dordete (Artes Cênicas), Guilherme Sauerbronn (Música) e Raquel Stolf (Artes Visuais), coordenadora do programa em 2018/2019.

RADIOFONIAS propõe-se enquanto espaço de veiculação de invenções sobre voz, arte sonora, música experimental, poesia sonora, radioarte, radioteatro e proposições sonoras para escutas expandidas. Até 2019, envolveu três ações:

•  Projeto Radiofonias na Rádio, que veicula semanalmente a produção artística discente e docente da UDESC e de outros artistas/músicos/compositores/poetas na programação da Rádio UDESCFlorianópolis. Programas inéditos todas as segundas, às 18h30, com reprises nas quintas às 10h, e sábados às 14h;

•  Projeto Acervo RADIOFONIAS, que propõe a construção de um acervo de arte sonora e peças radiofônicas, disponibilizando-o para pesquisa e consulta no projeto sala de leitura | sala de escuta (projeto coordenado pelas professoras Raquel Stolf e Regina Melim no DAV-CEART-UDESC) e na web – https://www.mixcloud.com/radiofonias/;

•  Projeto Teia Radiofônica, envolvendo a realização de oficinas e palestras, propondo promover o intercâmbio entre pesquisadores de arte sonora e a produção de peças radiofônicas.

A equipe de 2018 foi composta pelos bolsistas Carlos Filho (Artes Visuais – 2018-2), João Lazaro (Artes Visuais 2018-1), Iscarlat Lemes (Artes Cênicas) e pelos colaboradores Franciele Favero, Priscila Costa Oliveira, Jaqueline Silva, Juliana Crispe, Julio Damasceno, Rodo Ramos e Silfarlem Oliveira.

A de 2019 é composta pelo bolsista Carlos Filho (Artes Visuais), e pelos colaboradores Bethânia Carolina Hardt, Carolina Moraes, Claudio Pereira, Daniel Leão, Djuly Gava, Fran Favero, Laura Malmegrin, Mariana Berta, Priscila Costa Oliveira e Rodo Ramos.

Radiofonias conta com o apoio do Laboratório de Som e Tecnologia do Departamento de Música, do LabPPGMUS, do LIM – Laboratório Integrado Multimídia, da Sala de leitura | Sala de escuta do Departamento de Artes Visuais, além da parceria com a Rádio UDESC – Florianópolis.

contato: radiofonias.udesc@gmail.com

anecoicas no ar: RADIOFONIAS – Rádio UDESC-Florianópolis | 2018 | d.